Representantes de 27 municípios da Bahia participam da Feira do Semiárido da Uefs

Representantes de 27 municípios da Bahia participam da Feira do Semiárido da Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza de 24 a 27 de outubro a 10ª Feira do Semiárido, evento que promove diálogo e troca de experiências entre comunidade acadêmica e externa sobre a região. A Feira vai acontecer no campus universitário e terá como tema "A relação campo-cidade e os desafios para os territórios". O público estimado é de seis mil pessoas.

Realizada na Uefs desde 2003, a programação da Feira do Semiárido inclui atividades acadêmicas e culturais, debates e exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e de grupos de economia solidária. Nesta edição serão 50 estandes com representantes de 27 municípios da Bahia, como Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Monte Santo, Itabuna, Senhor do Bonfim, Salvador, Água Fria, Coração de Maria, Abaíra e Pé de Serra. Nos quatro dias de Feira vão ser comercializados no Hangar da Uefs, de 8 às 20h, alimentos, bebidas artesanais, artesanato, acessórios de couros, confecções, plantas e velas ornamentais.

O evento também reúne professores, alunos e pesquisadores de diversas instituições do país. Dentre os assuntos abordados estão desenvolvimento territorial e gestão social, agricultura familiar, economia solidária e agroecologia, identidade cultural e regional, estratégias de convivência com o semiárido, educação do campo, direitos humanos e saúde. “É um evento importante porque congrega várias instituições governamentais e não governamentais para discutir os problemas e as potencialidades do Semiárido. É um momento de reflexão e de propor políticas para a região”, afirmou a coordenadora da Feira professora Sônia Coutinho.

A Feira do Semiárido é realizada pela Uefs e organizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Movimento de Organização Comunitária (MOC), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (Sintraf), Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Centro Público de Economia Solidária da Bahia (Cesol), Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter Portal do Sertão), Planterr e Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da Uefs.

Eventos paralelos
No mesmo período da 10ª Feira do Semiárido também serão realizados o 1º Seminário Regional dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets) e a 2ª Semana Nacional de Agronomia (Semagro). As atividades serão realizadas em auditórios e salas de aulas da Uefs.
A Semagro, cujo tema é “Solos: manejo e sustentabilidade”, é organizada pelo Diretório Acadêmico do curso de Agronomia. Nesta segunda edição serão abordados assuntos como uso e manejo correto do solo, mecanização agrícola, erosão do solo no Brasil, uso de fertilizantes, estatística agrícola e manejo de solos para pastagens. Como fazer inscrição para palestras e minicursos e a programação completa estão disponíveis no site http://semagrouefs.wixsite.com/semagro2016.

O 1º Seminário Regional dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets) será realizado no dia 25 outubro, a partir das 8h30, no auditório do módulo 7. Vão participar do encontro o assessor especial do Governo da Bahia para assuntos territoriais, Humberto Oliveira, o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Estado da Bahia (CAR), Wilson Dias, e o professor doutor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Márcio Caniello. O evento é realizado pela Uefs, UFRB e IFBaiano.

Contatos:
Profa. Sonia Coutinho - Coordenadora Geral da Feira 98831-8879
Prof. Márcio Campos Oliveira - Pró-Reitor de Extensão 99122-9283

Com informações do Acorda Cidade
Publicar no Google +

Sobre Portal Capim Grosso