CNH digital pode ser emitida de forma gratuita através do celular na Bahia


O motorista baiano que deseja emitir a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) pode fazer o serviço por celular que opere com os sistemas iOS ou Android, sem pagar nada e sem precisar ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Para realizar o procedimento, o condutor precisa ter a carteira impressa com o código bidimensional (QR-Code). No caso do motorista que ainda não tem a carteira com QR-Code, é necessário tirar a segunda via da habilitação no Detran, pelo valor de R$ 69,92. O documento que vem com o código de segurança garante o acesso ao procedimento eletrônico no site do Denatran.

De posse do código QR-Code, o motorista deve se cadastrar no Portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Não é preciso ter certificado digital.

Depois, é preciso baixar o aplicativo da CNH-e (clique para baixar o aplicativo) no celular, disponível nos sistemas iOS e Android, e acessar o documento.

Por G1 BA/Foto: José Cruz/Agência Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários