
Em mais uma sessão de debates realizada na Câmara Municipal de Vereadores, nesta terça feira (12), os Vereadores pediram melhoramento para o Município. Acompanhando os discursos dos legisladores o Presidente da Casa, Manoel Fernandes, conduziu os trabalhos acrescentando emendas e opinando sobre essas melhorias.
Gilberto pede redutores de velocidade
O Vereador Gilberto do Peixe usou a tribuna e pediu a implantação de redutor de velocidade, na altura da escada que da acesso ao Bairro Planaltino, e outro no Povoado do Peixe onde estão sendo construídos o Posto de Saúde e a Creche. O edil pediu mais assentos no Hospital Capim Grosso.
Arivelton disse que ambulâncias de outras cidades só podem sair após liberação de pacientes
Arivelton Mota explicou que alguns pacientes demoram de serem transferidos da UPA pelo fato das ambulâncias não estarem no local e entrou com requerimento pedindo melhoras nesse requisito. “Às vezes as ambulâncias de outras cidades, chegam com pacientes e não esperam se vão ser transferidos ou liberados, a maca só pode ser liberada quando paciente for diagnosticado”, disse. Explicou que em Salvador a ambulância só sai quando o paciente é liberado. Lembrou da festa do Padroeiro São Roque no Povoado de Caiçara e aproveitou a oportunidade para convidar as pessoas para comparecerem no dia 16.
Usou a tribuna lembrando da tragédia que abalou a cidade, que acabou na morte da dançarina Hellen Santos.
Explicou que o Bairro São Luiz vem recebendo varias obras e que após o calçamento a Avenida Santo Amaro, o Prefeito já teria garantido a nova iluminação do local. Relembrou sobre o termo de cessão de uso sobre a escola desativada na comunidade de Mandassaia e “seria muito justo que fosse transformado em uma extensão do Posto de Saúde do Povoado do Peixe, para o local”, completou. Explicou também que as pessoas do Curral de Pedra já estão sendo atendidos no Bairro Planaltino, ao invés de serem recebidos no Povoado do Peixe. Indagou a falta de sinal de celular na população do campo, que não podem chamar uma ambulância em caso de necessidade, e que é necessário um carro para transporte de pacientes. Também reclamou que duas ambulâncias estão tomando sol no pátio da prefeitura. Comentou que a Ação Global é muito importante para a população rural, e esta tendo rumos diferentes, por pessoas que não conhecem a realidade e levando os atendimentos para locais de menos necessidades e pediu que as comunidades sejam avisadas pelos Vereadores, pois ficou envergonhado ao chegar no Tigre e só estavam os funcionários. Bruno ainda salientou que quando a pessoa adoece a primeira coisa que faz é procurar o Vereador. Informou que existia uma Ação Global marcada para a Torre da Embratel que pertence a São José do Jacuípe.
Samoel Moto Taxi disse que a imprensa não foi informada das rejeições das contas de ex prefeitos
Samoel Moto Taxi disse em seu discurso na tribuna, que os locais onde os motoristas de ambulâncias dormem precisam de melhorias, para que quando forem viajar estejam bem, pois transportam vidas e são responsáveis por elas. Lembrou que o seu primeiro requerimento na Casa foi pedindo que fossem implantados meios fios em ruas que não dispõem de pavimentação, “pelo menos nas esquinas, pois até hoje a Coelba tem problema de extensão de rede, quando vem colocar o poste não tem alinhamento”. Falou que a Rua Angelita Queiroz esta fechada até hoje e o terreno para abrir, custava apenas 13 mil reais quando foi pedido a abertura transversal da Rua, “foi vendido e para utilizar o posto de saúde Padre Xavier precisa dar uma volta muito grande”, reclamou. Disse que foi cobrado que a mesa diretora da Câmara, não teria informou aos meios de comunicações, sobre a chegada das Contas desde o mês de abril, com o parecer previu rejeitando as Contas dos ex Prefeitos Lydia Fontoura e Sivaldo Rios. Fez um requerimento verbal de uma balança para o Posto de Saúde Padre Xavier no Bairro José Mendes de Queiroz, para que possam pesar as crianças que são atendidas no local.
Na tribuna Antonio de Brás disse que há muitos anos não se via o agricultor plantar e colher na região de Capim Grosso. Falou também do requerimento sobre a proteção da Torre de Telefonia Móvel em Pedras Altas, que foi cercado e mais de 70% da proteção original, já esta quebrada e jogada ao chão. Comentou sobre a moção de pesar de Luiz Gomes de Melo (Lelinho), pessoa conhecida na cidade. Lembrou sobre o encontro no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, sobre o estudo de viabilidade do canal do São Francisco. “não é para trazer água só para o consume humano, mais também para consumo animal e produção”, disse. É importante que toda a sociedade participe, pois a preocupação para os anos vindouros é muito grande, e precisa ajudar a construir esse canal o mais rápido possível. Sobre as ambulâncias que estão paradas precisam estar funcionando.
Vivaldo Moreira informou participação na reunião de canal do São Francisco
Vado Verdes Mares, falou sobre buracos no contorno de São José, e que é necessário tomar providencia pois passam muitas pessoas pelo local. Cobrou novamente lâmpadas no bairro Jardim Formosa que estão queimadas. Informou que vem participando das reuniões da viabilidade do canal do São Francisco.
Prof Ney pediu novos debates de interesse publico na Câmara
Prof Ney explicou que vem se incomodado com a quantidade de temas que são tratados de formas aleatórias e desconexas, sendo necessário trazer temas unificados. Explicou que os temas precisam ser unificados como, segurança, bancos, feira livres e outros, “isso não acontece e é inadmissível passar o ano inteiro com a Casa Vazia, ou quem sabe retornar as sessões itinerantes”, completou. Prof Ney explicou que a população precisa ser estimulada, pois esta difícil mostrar o que os Vereadores vêm fazendo. “Esta difícil divulgar o trabalho que é feito na Casa, é necessário fazer diferença para trazer a comunidade”, argumentou. Disse não ter duvida do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara de Vereadores. Lembrou do inicio do Campeonato Intermunicipal de Futebol, com a estréia da Seleção de Capim Grosso contra Remanso, e reforçou que o Município distribua ingressos gratuitos para estudantes da rede publica.
Informações e Fotos Ascom/Câmara


0 Comentários
Deixe aqui seu comentário...!