Capim Grosso: Guarda Municipal recebe apoio de Vereadores em busca de direitos


A sessão da câmara de Vereadores de Capim Grosso, desta terça feira (14), foi marcada pela presença de representantes do corpo da Guarda Municipal, que na oportunidade utilizou a tribuna para pedir apoio dos pares da Casa em busca de direitos.

Manoel Ferreira Neto, representou o corpo da Guarda e falou sobre atuação armada e também explicou que o objetivo da visita na sessão, seria para cobrar os direitos, reclamando sobre o fardamento, que segundo ele, é mau distribuído, sendo entregue apenas uma unidade por ano e “colegas já até mandaram fazer fardamentos”, disse. Neto falou sobre o Estatuto da da Guarda que rege sobre adicionais de riscos, somando 30% sobre o salário. Pediu a colaboração dos Vereadores sobre o concurso de auxiliar de serviços gerais na época do ex Prefeito Antonio Pinheiro para que se tornem guardas.
Bruno Vitor comentou sobre os assaltos que houve na cidade e parabenizou o tenente Breno e disse que a população cobra é do vereador. O legislador indicou chamar os poderes até a Câmara para participarem de uma audiência pública. Segundo o edil, foi conseguido o complexo policial e uma viatura Palio Wekend com o nome de Capim Grosso, mais que não é vista na cidade, “ vou ver isso e vou ficar calado? Não fico não!”, adiantou Bruno. Lembrou que a equipe do Capitão Burgos não permaneceu na cidade como era de fato combinado. Pediu ao Presidente da Câmara, Manoel Fernandes, que realize a audiência pública com a Polícia Militar, Delegado, Promotor e Juiz. Solicitou que seja feita ainda dentro do mandato do atual Presidente da Casa. “ O comando tem que avisar onde está a viatura, pois não se encontra na cidade”. “Falar da guarda municipal se dispensa comentário, pois quando a policia entrou em greve ainda no comando do saudoso Tenente Marcos José, foi a guarda que meteu a cara, então é muito mais que merecido fazer uma reunião com o prefeito”, completou que se não poder dar os 30 % que se dê 15% e diga quando vai poder repassar o restante. Disse saber da responsabilidade do comandante da guarda, o policial da reserva, Santana. Cobrou a legalização dos agentes e que sabe que existe a tramitação e o curso então que se faça. Pediu também uma cabine da imprensa na sala das sessões da Câmara de Vereadores.
Antonio de Brás falou sobre a canalização da Rua Tomé de Souza no Bairro Sacramento e completou que a luta dos Vereadores é para melhorar a qualidade de vida das pessoas, apesar de que os tubos não são suficientes e a rua não esta sendo feita por completa, deixando uma parte dos moradores sem atendimento. Pediu a compreensão da Prefeitura para que seja feito o esgotamento da rua por completo. Indicou ainda que seja feita o reflorestamento da área do Rio do Peixe, levando um projeto por conta da preocupação em relação a área. Informou que pediu visto no projeto de n° 100, sobre o (SIM) Serviço de Inspeção Municipal. O edil pesquisou sobre o manual de orientação da constituição de serviços onde se da o direito de se colocar além dos produtos animais , os artesanais e verduras e hortaliças que se enquadram dentro da Lei, “a gente faz um projeto que se encaixe todos os produtos da agricultura familiar”. Reclamou que falta debate e definição na Casa. Comentou que o técnico compareceu à sessão na Câmara, porém não usou a palavra. Adiantou que o material da água do Curral de Pedras, já se encontra no pátio da Embasa e já deve começar os trabalhos de implantação. Informou que a partir das 14h desta terça feira (14) receberá a visita do coordenador da Bahia e Sergipe, da Fundação dos Palmares, para garantir o certificado de Quilombolas na região de Camboeiros, Barro Vermelho e Fazenda Volta.
Gilberto Alves parabenizou a administração pública pela Caravana da Criança, onde aconteceu no povoado do Peixe e as deixando todos muito felizes com os brinquedos. Lembrou também sobre o domingo (12), ter acontecido a caravana da criança na sede do município. Falou que é de fundamental importância o papel da Guarda Municipal na cidade e quando a policia ficou em greve quem realmente fez a segurança foram eles. Continuou dizendo estar pronto para aprovar os projetos a favor dos agentes. Parabenizou a imprensa sobre os dez anos de trabalho do Jornal Folha Regional.
Prof. Ney começou falando sobre a falta dos debates na Câmara de Vereadores e que até o momento doze temas já haviam sido citados pelos edis na tribuna. Disse que compreende os esforços do Prefeito Sivaldo Rios, em organizar o município e entende a dificuldade financeira, mas, que é preciso preparar a Guarda Municipal e seus direitos como adicional de risco, adicional noturno e a inclusão de pessoas que aprovadas em outros concursos. Ney adiantou que é necessário um seminário especifico para a Guarda do município, sendo preciso aprofundar o dialogo. Parabenizou o Prefeito e a equipe que fez parte da Caravana da Criança, onde se via a alegria, não só pelo presente, mas também o lanche e ingresso para parque infantil. Comentou que os comerciantes se comprometeram em cumprir as lei que proíbe a venda de armas de brinquedos, e que o projeto foi elogiado por muitos pais de alunos. Comentou sobre a distribuição gratuita de ingressos par ao jogo de futebol da Seleção de Capim Grosso, no intermunicipal, onde os jovens ajudaram a incentivar a seleção que venceu o jogo por 2 x 0. Falou sobre a menção de congratulação do jornal Folha Regional, pelos 10 anos de existência do Grupo. Comentou sobre matérias que marcaram a imprensa regional e com cobertura até nacional do FR, sendo um trabalho imparcial diferente de grandes mídias brasileiras que usam do poder para até mesmo tentar influenciar sobre o resultado das eleições. Sobre o Refis pediu adiantamento do projeto para que pessoas sejam beneficiadas logo.
Vado Verdes Mares parabenizou sobre o dia da criança, como importante dia de alegria. Sobre o corpo da Guarda perguntou sobre a quantidade dos fardamentos que cada membro recebe. Disse que concorda com a guarnição armada, “se chama segurança tem que estar protegido e preparado, pois existem grupos que preparam equipes para manter a segurança”. Explicou como funciona a preparação para atuação da guarda armada e que é necessário aprender o manuseio da arma para servir de defesa, sendo que um veículo circulando pela madrugada com vários guardas, gastando gasolina, ajuda mais não resolve o problema, pois é perigoso e a guarda precisa estar armada para se defender.

Samoel Moto Taxi começou sua fala elogiando a Guarda do município e que muitas vezes eles são presenciados pela madrugada fazendo a segurança. Falou que do atual gestor a outros que passaram, sempre os funcionários tiveram que comparecer até a sessão para cobrar melhorias, pois não tem reunião para ouvir o que é preciso melhorar, “quando melhora a Guarda, melhora a segurança de toda comunidade”, destacou. Relembrou sobre a pista de skate que ainda não foi construída e que no último fim de semana, os capimgrosessenses praticantes deste esporte estiveram em Camaçari, e a nível de Bahia teve garoto que garantiu o quarto lugar, sem ter uma pista para treinar. Disse que o Prefeito teria prometido a pista que se iniciaria em março e até hoje não começou. Comentou que os Vereadores estão ali para cobrar e é necessário estarem atentos, pois as fotos saíram na internet com os onze Vereadores quando anunciaram a construção do equipamento. “Sabemos que moramos no país de futebol mais é necessário dar chance a outros esportes”, disse. Disse que em pequenas cidades já existem pistas de skate, e que até a Guarda esta tendo trabalho. Parabenizou o jornal Folha Regional e seu diretor Reinan Moreira pelos dez anos de existência do tablóide e que fica feliz por fazer parte da família. Sobre o projeto de número 121 disse ter achado estranho abrir um site na internet e ter uma matéria sobre o projeto de padronização das escolas, e que não diz que o projeto é do Vereador Samoel Moto Taxi.

Vanderlei Queiroz falou do resultado da parceria da Policia Militar com a Guarda municipal. Disse que os edis trabalham cada um de sua forma, para ajudar a população, tendo andado na zona rural, e procura locais como Barro Vermelho e Fazenda volta, até próximo ao distrito de Pereira, observando de perto a necessidade do povo, e assim cobrar todas as questões e a educação. Informou que houve um saque de merenda escolar na zona rural, então aproveitou para pedir a colocação de grade de proteção nas escolas rurais do município, como forma de coibir a ação de saqueadores já que não é a primeira vez que acontece. Comentou que realmente tem que existir a união da Guarda Municipal e que esta disposto e junto com os pares da Casa, para trazer as melhorias para a equipe.
Frank Neto iniciou fazendo o convite para a Caravana Novo Tempo, evento que estará acontecendo no dia 19 de novembro na Praça da Bíblia. Parabenizou o Jornal Folha Regional pelo aniversário de 10 anos, citando o trabalho responsável feito ao longo de toda a história do município e de cada vez mais crescente. Sobre o projeto de Refis pediu para que houvesse o debate durante a sessão. Sobre o SIM municipal comentou sobre a necessidade de incluir os produtos de origem agrícola estendendo o projeto, porém a informação é que seja votado de forma individual para que faça a inclusão ao SIM Suasa. “Não podemos perder a oportunidade de estar incluso no municipal e regional no SIM Suasa. Mencionou sobre o apoio que a Guarda tem dado aos eventos do município, dando uma segurança maior, em casos em que a polícia militar talvez não tem condições de fazer sozinha e ai é necessário entender que a Guarda precisa crescer junto com o município, “Capim Grosso cresce de forma acelerada e todos os órgãos precisam crescer juntos”,disse. Falou da necessidade de um olhar diferenciado sobre a Guarda municipal, “a questão da farda precisa ser observada, pois uma farda só não corresponde as necessidades e a questão do armamento é necessário o treinamento”, concluiu.
Hildete Carvalho comentou que na época da greve da polícia militar os Guardas foram às ruas, e sempre são lembrados pelo poder público. Disse que sentarão com o prefeito para organizar os fardamentos e que acompanha de onde mora o trabalho da guarda. Lembrou que hoje em dia a Guarda tem carro para trabalhar. Sobre a pista de skate, disse que tem certeza que vai ser feito, e que antes não se poderia ter nem uma quadra para os jovens praticarem esportes e hoje tem. Afirmou que o prefeito não é de prometer e sim de fazer, porém dando prioridade a outras obras, mais que com certeza será construída a tão esperada pista de skate.
Arivelton Mota comentou que os Guardas Municipais, vem dando segurança ao município e que não poderia deixar de falar sobre esse trabalho, ressaltando sobre a certeza que estão cobrando os direitos para serem adquiridos e que os pares da Casa tentarão dialogar com o Prefeito e administração, pois os Guardas merecem por trazer a segurança para o povo. O parlamentar disse que varias vezes que foi necessário ligar para a guarnição e foi atendido. Comentou que a Seleção de Capim Grosso esta de parabéns, pois enfrentou dificuldade contra a equipe de Miguel Calmon fora de casa, mais que venceu com êxito neste último domingo.
Manoel Fernandes disse que durante a noite é só pegar o telefone e na hora que se chama eles estão a disposição. O presidente ainda elogiou a atuação dos Vereadores nas sessões e pediu que os problemas fossem resolvidos da melhor forma possível, como sempre vem acontecendo com a paz reinando durante a plenária.
Ascom/Câmara

Postar um comentário

0 Comentários