Capim Grosso: Câmara apresentará audiência sobre segurança pública dia 02 de dezembro


Nesta terça feira (11), em sessão realizada pela Câmara de Vereadores de Capim Grosso, presidida pelo atual Vice Presidente Vivaldo Moreira, seguindo os procedimentos de praxe como, chamada dos legisladores presentes, oração e leitura da ata anterior e ordem do dia, foi aberta o uso da tribuna.

Antonio de Brás falou sobre os trabalhos nas comunidades rurais e que é necessário a presença dos edis nesses locais. Informou sobre a realização de uma assembléia do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), com a participação de mais de 400 pessoas, apresentados a previsão orçamentária para 2015. O legislador relatou que é preciso a arrecadação para o planejamento dos gastos do próximo ano. Ressaltou sobre a chegada da equipe do CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário), de realizações fundiárias dos médios e pequenos agricultores, visitando Curral de Pedras, Várzea Suja e Caiçara. São 157 localidades cadastradas, “fruto de um trabalho do um município, na pessoa do Prefeito, a Secretaria de Agricultura em nome de Antonio Martinho e a parceria com o sindicato rural”, completou. “O estado da o título que garantirá a permanência na terra sem que alguém venha expulsar”, concluiu.
Gilberto Alves comentou sobre o falecimento do senhor Daniel Santos Oliveira, conhecido como Licanor do Quebra Queixo. Pediu mais atenção da Policia Militar em relação ao povoado do Peixe, pois muitos jovens utilizam de motocicletas para fazer barulho a partir das 22hs tirando o sossego da população. Também comentou sobre parte do calçamento que foi retirado para instalação da nova rede de água, apesar de estar sendo feita, Gilberto pediu que seja recolocado as pedras começando pela praça. Comentou sobre a dificuldade de coveiros no Peixe pedindo providencias.
Bruno Vitor começou elogiando o radialista Milton Santos, pelo excelente trabalho realizado com o time de futebol feminino, que carrega o nome de Capim Grosso em todas as cidades que passa, “com orgulho e dedicação”. Deixou os sentimentos a família do senhor Antonio jogador ou Antonio Perna Curta, como era conhecido e também a do senhor Licanor. Pediu ao Prefeito Sivaldo que sente com a Guarda Municipal, “pois vêm fazendo um belíssimo trabalho, com empenho e muitas vezes fazendo o papel da policia militar, e esta tendo pouca atenção do prefeito, e essa reunião é necessária, para saber as reivindicações”, opinou. O parlamentar lembrou que esta cansado de pedir uma audiência pública na Câmara de Vereadores, sobre segurança, que possam convidar o Tenente e ao Delegado para que eles possam explicar o trabalho que foi feito durante 2013 e 2014. Bruno falou que os Vereadores não podem ir a um velório que os familiares indicam culpas, apontando a falta de segurança. “O Vereador não pode pegar uma arma e ir proteger ninguém”, desabafou. “A gente ver como somos bem atendidos em velórios e essa Casa tem falado em relação a audiência pública”, continuou. O edil pediu para que se chame a sociedade a tirar duvidas, “e o que esta emperrando nesta casa? é medo ?, interrogou. “De um ano e meio para cá, essa Câmara tem caído, falta de uma comunicação de uma rádio e falta de publico”, disse. “Isso tem me sufocado, que eu tenho trabalhado e não posso divulgar meu trabalho”, desabafou. “Ouvimos todos os dias criticas em cima de vereador como se só viessem nesta Casa dia de terça, a população não sabe do trabalho que nós temos feito”, completou. “Pelo belíssimo trabalho que acontece nesta Casa, isso é uma vergonha, cada um tem uma linha de trabalho, não somos adversários um do outro, o trabalho que estamos fazendo não esta sendo divulgado”. Bruno pediu ao Vice Presidente, que dirigiu os trabalhos desta terça feira, Vivaldo Moreira que assine o oficio convidando o Tenente, o Delegado, o Promotor e o Juiz , para o povo debater no dia da audiência marcada pra 02 de dezembro.
Frank Neto explicou que um morador não quis receber o título do CDA, por falta de informação, dizendo que não queria ficar devendo nada ao Governo, então pediu ao Secretario de Agricultura, Antonio Martinho, que faça a conscientização sobre o título, pois é importante, assim como uma escritura de imóvel urbano. Além da garantia, significa também a valorização do imóvel. Comentou o projeto de Bruno Vitor, para colocação de placas, impedindo a contaminação que acontece em Pedras Altas, proibindo a lavagem de automóveis e que vai beneficiar os ribeirinhos. Lamentou que a Câmara não estava representada na totalidade nesta terça feira(11) e explicou que o Vereador Vivaldo pode encabeçar essa busca pela audiência pública e todos precisam cobrar por se tratar de urgência e esta sendo levado de forma displicente, faltando determinação. Explicou que o homem do campo voltou a ter medo, “suas casas estão sendo invadidas e mais do que isso, é a sua segurança e de seus familiares”, disse. “Realmente somos cobrados pela população, que não conhece o que nós temos feito, e pela população não ver isso na pratica diante dos seus olhos não entende”, explicou. Lembrou que o ano legislativo esta bem perto de acabar e esta na hora de uma retrospectiva se cabe a cada um mudar isso, “está na hora de deixar a vaidade e ligação política e ter determinação de escolher para a Casa da forma que a Casa precisa para 2015”, concluiu.
Vanderlei Queiroz falou da importância da fala dos vereadores no qual o debate pediu a audiência pública, reforçando o pedido e explicou entender que é de importância para a cidade, onde se ver a cobrança da população. Pediu ao gestor municipal Sivaldo Rios sobre o requerimento das faixas de pedestres, pois esteve segunda feira (10), esteve em frente a Casa Lotérica no centro da cidade e que os Guardas Municipais pediram novamente as faixas de pedestres e que o Prefeito atenda mais esse requerimento, que é de importância para a cidade , “no fim de ano o fluxo de veículos vai aumentar e isso melhorará o trânsito”, disse. “A população fala que a Câmara renovada esta dando certo sem exceção de nenhum. Salientou sobre a necessidade de se tomar providencias em relação as segurança pública de Capim Grosso.
Samoel Moto Taxi disse esta indignado com o que vem acontecendo em Capim grosso e também no legislativo, indicando a fala do vereador Bruno e que o legislativo se calou e baixou a cabeça, “e agora é alvo de critica da população”, lembrou. O legislador adiantou que a ausência da rádio transmitindo as sessões, foi um dos principais meios que fez isso acontecer, pois os trabalhos continuaram e a população não fica sabendo e outras coisas que pararam de acontecer, “vereadores pararam de fazer fiscalização”, completou. Informou que esteve no Tribunal de Contas e que tem dificuldades em ter acesso aos contratos do Transporte escolar e coleta de lixo na Prefeitura, mais entende que seja porque ele faz as denuncias. Salientou que foi necessário usar a força do Tribunal de Contas. “As guias de contratos, ficam uma no tribunal, uma na prefeitura e outra na empresa e essa Casa não se interessou por esses contratos”, falou. Disse que esteve no Camboeiro e encontrou um roteiro para Pedras Altas, Barro Vermelho e Fazendas Colônia e Volta com o contrato de transporte escolar que seriam utilizados veículos de modelos Combis e Vans, porém o que encontrou foi um Monza rodando. O edil filmou a forma que o transporte estava sendo feito, entendendo que para o Tribunal a planilha esta em ordem, “mas não é isso que ver na realidade, e esse é o papel de cada legislador, o Tribunal trabalha com o Vereador fiscalizando”. O edil disse que entende que o gestor não pode coordenar tudo, mais se não tiver fiscalização do legislador isso vai ficar acontecendo. Disse ainda que quem desceu do carro foi uma professora que denunciou ir para as localidades todos os dias no mesmo veículo. “Esse legislativo do momento esta deixando a desejar, pois não mostra sua força, um poder importantíssimo da comunidade e às vezes se cala diante de certas situações”, repudiou. “Tem situações que precisam ser lembradas, muitas das vezes os políticos deixam a brecha para a rádio falar mal, por exemplo a eleição passada a atual gestão jogou em toda a cidade um DVD dizendo que se nosso grupo ganhasse iria acontecer terror na cidade, agora se o cara usa o momento bom para dizer que a segurança tem a nova cara e o cara se esconder dizendo que é culpa do Governo ai faço a defesa do radialista”, continuou explicando ainda que segurança pública é política e é inaceitável que o político se apegue a um momento bom e depois ache que não é responsabilidade dele.
Palavra do Presidente, Vado Verdes Mares disse que fica difícil fazer o ofício, pois ele esta Presidente nesta terça feira (10), amanhã não mais estará e não poderá receber os convidados, mais que manterá contato com o Presidente da Câmara Manoel Fernandes para que seja feito esse oficio, porém, Vado concordou em encaminhar documentação convidado as autoridades para debater e buscar melhorias no tocante a segurança pública em Capim Grosso.
A Câmara de Vereadores de Capim Grosso, no uso de suas atribuições convida a população para participar de uma audiência publica no dia 02 de dezembro para tratar sobre a segurança pública da cidade.
Ascom/Câmara

Postar um comentário

0 Comentários