Pesquisadores fundam Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro

Logomarca da entidade
Logomarca da entidade
A iniciativa irá contribuir para o debate e a defesa dos interesses científicos e tecnológicos do Semiárido e seus resultados poderão refletir em benefícios sociais e econômicos para regiões semiáridas do Brasil e do mundo. 

No dia 04 de dezembro, diversos representantes de instituições de educação e pesquisa que atuam no Semiárido brasileiro se reuniram em Serra Talhada (PE) para a primeira assembleia geral que criará a Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro (SCSB). 

Na ocasião, estiveram presentes 18 representantes oriundos de três instituições de ensino, pesquisa e extensão, considerados sócios fundadores, que foram: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), representados pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). 

A SCSB será estruturada como entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico do Semiárido Brasileiro, bem como do desenvolvimento educacional da região. O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) é uma das instituições fundadoras e que integram o Conselho Consultivo da entidade que também contará com pontos focais nos estados do Semiárido e congregará pesquisadores que atuam nas mais diversas áreas relacionadas a todo a região. 

A iniciativa deve resultar em benefícios sociais e econômicos para as regiões semiáridas do Brasil e do mundo, pois uma sociedade criada para esse propósito poderá contribuir significativamente em soluções para os problemas que são específicos a estes territórios. 

Atuação e perspectivas 
A SCBS pretende fortalecer a rede com o ingresso de outras instituições de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e atrair o interesse social e político, nacional e internacional, ampliando as possibilidades de financiamento para pesquisa e extensão no Semiárido. Esta ação representa um passo importante para os setores de pesquisa na região e aumentará as possibilidades de estudantes, professores e pesquisadores receberem apoio institucional para o desenvolvimento de seus projetos. 

Inicialmente, a SCBS irá focar suas atividades com a temática de produção vegetal (do tipo frutícola, hortícola, grãos e ferragens, por exemplo), trabalhando para consolidar novos grupos de pesquisa, ampliar as linhas de fomento destinadas a atividade científica e aumentar a qualidade das pesquisas desenvolvidas, bem como a intensidade com que as tecnologias desenvolvidas são difundidas para a comunidade rural. 

Como se associar? 
Uma das primeiras atividades que a SCSB pretende realizar é a 2ª edição do Simpósio Nacional de Estados para a Produção Vegetal do Semiárido (Sinprovs), que está agendada para acontecer durante o mês de maio de 2016. 

O professor Adriano do Nascimento Simões, da UFRPE, foi eleito pelo Conselho como presidente neste primeiro ano de atuação da entidade. Os pesquisadores e pesquisadoras que desejarem se associar, poderão entrar em contato pelo e-mail adriano@uast.ufrpe.br.  

Com informações de Matheus Lino (Ascom doInsa) E-mail: matheus.brito@insa.gov.br 

Postar um comentário

0 Comentários