Eleições 2016: Política na região, especulação ou verdade?

Em meio a muitos comentários, alguns verdadeiros outros apenas jogo de cena, já é possível identificar quem serão os pré-candidatos de alguns grupos políticos nas cidades da região. Cidades como Quixabeira, São José, Gavião, Várzea da Roça e Capim Grosso, ou já tem um nome definido ou existe indicados dentro dos grupos que surgem como possíveis candidatos ao cargo de prefeito destas cidades.
Quixabeira
Em Quixabeira, após dois mandatos seguidos do prefeito Eliezer do PT, agora o grupo tenta indicar um nome para dá continuidade à atual administração, os nomes que despontam com mais força entre os aliados do atual prefeito são dos vereadores Dorenilson, (PT) e Ril de Beto, (PDT), ambos teriam a aprovação do grupo, o imbróglio está em torno de quem seria o vice de quem, pois membros do grupo dizem que um não quer ser vice do outro.
Pelo lado da oposição, as esperanças giram mais uma vez em torno de Reginaldo, filiado ao PMDB, que já concorreu à duas eleições, sendo derrotado por Eliezer, as esperanças do grupo estão depositadas no desgaste do PT e por acreditar que a população gostaria de ver um outro grupo político conduzindo o município.
Se especula também que o ex-vereador Luiz Felix, do Solidariedade, poderia formar uma terceira chapa para concorrer ao pleito do dia 02 de outubro, ao visto ainda não há uma definição, os candidatos devem partir deste nomes que vem sendo ventilado por todos.

São José do Jacuípe
A atual gestora do município de São José tem enfrentado dificuldades na condução de seu mandato e é muito pouco provável que a mesma pleiteie uma reeleição, mesmo assim ainda não há um consenso dentro do grupo da atual administração sobre um nome que substitua a prefeita Verinha do (PSDB). Cogita-se que a prefeita possa apoiar uma possível candidatura de Antônio de Souza, vice-prefeito na gestão de Almeida de 2008 a 2012, ou do ex-prefeito Tino, mas não se sabe se seria com o apoio do grupo da prefeita ou uma candidatura independente.
A oposição tem três nomes como possíveis candidatos, o ex-secretário Robson Vilas Boas, os atuais vereadores Antônio de Nonô e Zé de Tote. Robson é de família tradicional na política jacuipense e é visto com bons olhos pelo grupo, Antônio de Nonó vem de dois mandatos seguidos de vereador e tem boa aceitação, Zé de Tote já exerceu vários mandatos no legislativo e é um dos líderes do grupo de oposição. Segundo militantes, podem surgir outros nomes, mas o indicado que vai concorrer às eleições deve sair desses três.

Gavião
As especulações sobre uma possível candidatura do ex-prefeito Joaquim Cunha,PSDB, que já foi eleito por três vezes prefeito de Gavião, ganharam força no final de 2015, segundo o próprio Joaquim Cunha em reportagem publicada em um site da região, há um chamamento pela volta dele, que acredita na união da oposição para vencer as próximas eleições.
A atual administração vem de dois mandatos seguidos de Benvinda Oliveira e busca um nome entre seus aliados para continuar à frente da prefeitura da referida cidade. Entre os nomes que ganham força na base aliada está, o ex-vereador Lucivando Lima (PR), conhecido como Vando e Raulzinho Moura, atual secretário de Transportes do município. Além de Júlio de Souza (PCdoB), que flerta com a atual gestão, mas pode lançar uma candidatura alternativa.
Segundo políticos da cidade novos nomes ainda podem surgir, mas tudo se encaminha para que esses sejam os pré-candidatos ou candidatos em 2016 do município de Gavião.

Várzea da Roça
A política em Várzea da Roça ainda está indefinida, mas alguns nomes já surgem como opção para pleitear uma candidatura. Fontes ligadas ao Prefeito Dida (DEM), dizem que o mesmo já manifestou o desejo de tentar uma reeleição. O atual presidente da Câmara, José Maciel da Cunha Filho, conhecido como Zé do Bode, (PRB), já acenou com uma possível pré-candidatura, o mesmo faz parte do grupo do prefeito, e as conversas entre as lideranças é que irão dizer se ele terá o apoio do atual gestor ou será adversário caso venha se candidatar.
O ex-prefeito Loury derrotado na última eleição, é apontado como o pré-candidato da oposição e segundo membros do seu grupo político, dificilmente ele desistirá de uma candidatura nas próximas eleições.
O nome de Joilma do PT, também vem sendo citado como possível pré-candidata, a mesma confirmou a informação aos membros do partido na realização da Plenária da deputada Neusa Cadore.
  

Capim Grosso
Após uma eleição tranquila no último pleito, o prefeito Sivaldo Rios tem a missão agora de manter o grupo que o apoia unido, para isso deve indicar um nome para concorrer as próximas eleições que não cause nenhum racha na sua base.
Segundo aliados, a ex-prefeita Lydia Fontoura será a pré-candidata indicada por Sivaldo e com boa aceitação do grupo do atual gestor, podendo ter como seu vice o vereador Frank Neto, (PRB).

Outros nomes vinham sendo citados como possíveis candidatos, o nome de Luciano Pinheiro, filho de Lydia e do ex-prefeito Pinheiro, surgia com intensidade, mas perdeu força com a possível candidatura de Lydia.
Os vereadores Professor Ney, Frank Neto, nomes com força dentro da atual conjuntura, o empresário Paulo da Bala, também esteve entre os cogitados como possíveis candidatos do lado da atual gestão, mas nos últimos dias o nome da Dra. Lydia parece ser a bola da vez.
A oposição ainda não tem um nome em consenso, fala-se em Samoel Mototáxi, PMDB,  vereador, único a fazer oposição na câmara à atual gestão. O empresário Titininho que foi candidato a vereador na última eleição pelo PSDB e hoje está no SOLIDARIEDADE e vem ventilando seu nome como pré-candidato para fazer frente ao grupo do atual prefeito. Além de Andreia Rios, mulher do ex-prefeito Itamar que vem sendo citada pelos correligionário do ex-gestor e pelo próprio Itamar, como uma provável candidata do grupo opositor. Téo da Farmácia, (PSC), Paulo Palcos pelo (PROS), também fazem parte dos nomes que estão à disposição para formar uma chapa que possa fazer frente ao atual conjunto político que administra a cidade.
Como diz o ditado, muita água ainda vai passar por baixo da ponte, mas faltando oito meses para as eleições do dia 02 de outubro, parece que disputa interna nos grupos será maior que nas urnas.
Este ano as eleições tem novas regras, como a filiação que poderá ser feita até 02 de abril, as convenções devem acontecer de 10 a 30 de julho, o tempo da campanha eleitoral diminuiu de 90 para 45 dias, assim como o tempo no rádio e na tv que diminuiu de 45 para 35, começando a partir de 16 de agosto. Doações de pessoas jurídicas a candidatos foram proibidas.
Está matéria foi feita baseada em situações momentâneas, podendo a qualquer momento ter alterações no quadro político de quaisquer uma dessas cidade, também tem caráter informativo sem nenhum vínculo partidário ou político.
Em breve o FR Notícias lançará enquetes com os citados nomes em cada cidade para saber a aceitação deste nomes como pré-candidatos.
Texto: FR Notícias Fotos: sites da região e arquivo pessoal (montagens apenas ilustrativas, não representam nenhuma configuração política)

Postar um comentário

0 Comentários