Sistema referencial da Secretaria de Assistência Social é apresentado na Câmara 'SIMUIS, primeiro lugar na Bahia, busca premiação a nível nacional'


Nesta terça feira (01), a Secretaria de Assistência Social, apresentou na sessão da Câmara de Vereadores, o Sistema Municipal de Vigilância Socioassistencial (SIMUIS), onde no final de cada mês, fica possível visualizar as ações desenvolvidas com as famílias cadastradas, nas áreas: PBF, CRAS, CREAS, SCFV, CONSELHO TUTELAR. Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o Projeto recebeu o prêmio de boas práticas a nível estadual, concorrendo com as demais cidades do território baiano. A premiação aconteceu na cidade de Porto Seguro, Bahia. Os idealizadores do sistema foram os funcionários Venilson Oliveira, Digitador do Bolsa Família, e Anderson dos Santos de Jesus, Assistente Social. Na oportunidade a Secretaria de Assistência Social, Hosana Ferreira, fez um relatório com ações praticadas durante o ano e ressaltou sua luta para buscar as melhorias para a cidade de Capim Grosso.

Anderson Santos, parabenizou o município pela forma que vem conduzindo as políticas publicas, e informou nunca ter visto uma cidade trabalhar tanto as propostas. “Há uma harmonia entre o executivo e o legislativo, que a gente percebe isso”. Disse que o poder legislativo tem uma compreensão muito boa em relação a Lei dos Benefícios Eventuais, construída pela sociedade, sendo um desafio para o município. Informou que o sistema está inscrito como referencia em nível de Brasil e pode chegar em primeiro lugar.

O Presidente da Câmara, Prof Ney, comentou sobre a importância de Capim Grosso desenvolver esse projeto, e também da referencia e grandeza que o sistema está alcançando, chegando ao patamar de ir em busca de uma premiação a nível nacional e já é referencia para outras cidades da Bahia e do Brasil inteiro. Aproveitou para parabenizar a equipe e disse que a Câmara de vereadores está sempre a disposição para contribuir com a Secretaria de Assistência Social e a Secretária Hosana Ferreira. Disse ainda que a Câmara esta satisfeita com a transmissão ao vivo das sessões e que a cada dia vem melhorando mais, avisou que a próxima sessão será temática onde será abordado somente o projeto que torna o Morro Branco, de utilidade pública.

Bruno Vitor, Vice Presidente da Câmara, comentou que a premiação do SIMUIS é um grande mérito, trazendo o orgulho de ser capimgrossense. Lembrou ainda que o Prof Ed Carlos, Secretario de Educação, também tem feito belíssimo trabalho, sendo referencia, como é a Assistência Social. Comentou sobre os requerimentos verbais feitos na semana passada, sobre a inclusão de pessoas com limitações físicas nas Academias de Saúde, pois necessitam de fisioterapias e muitos não conseguem vagas, podendo suprir na Secretaria de Assistência Social, já que tem professores de Educação Física, “muitas dessas pessoas se sentem isolados e só eles sabem o que estão sentindo, precisando de uma equipe para estar visitando, um minuto de atenção e carinho é suficiente para ajudar”, disse. Lembrou ainda do NAEP, como ferramenta de referencia e muito importante para Capim Grosso.

Vanderlei Araújo, disse que o vereador se preocupa e traz os problemas para a Casa, daí começa a trabalhar os requerimentos, e foi dessa forma que o Prefeito Sivaldo Rios, atendeu o pedido sobre os banheiros públicos do Ginásio de Esportes . Comentou da importância do trabalho da Secretaria Hosana Ferreira, pois acabou os reclames que se tinha em relação à Assistência Social, com a compreensão que se tem com o povo, e as premiações são merecedoras. Sobre as estradas vicinais, falou que os problemas que foram gerados pelas chuvas, precisa de melhoramentos de modo geral, pois estão em situação caótica. “É minha obrigação quando chega um projeto na Casa, votar a favor para beneficiar o povo”, adiantou. “Hoje nessa Casa existe o respeito de um para o outro, a partir da união e coragem vem o trabalho, vendo Capim Grosso crescer a cada dia, e aqui contribui para isso, pois não se trava nenhum projeto”, concluiu.

Manoel Fernandes começou falando sobre a importância dos trabalhos que estão sendo realizados no município, e adiantou que algumas pessoas questionam atitudes tomadas sobra em sua carreira política, respondendo que não adianta falar e não fazer nada. Manoel lembrou que, o que o Vereador faz, a sociedade sabe. “Existem basicamente dois modos de responder, o primeiro é mostrar que o que a pessoa diz é mentira e está errado e o segundo é desacreditar os que lhe acusam”, respondeu. “Nunca vi ninguém ganhar voto xingando e falando mal e eu tenho dom de servir e vou continuar assim”, declarou. Parabenizou a gestão por dar oportunidade ao secretariado de ter autonomia de desenvolver o trabalho.

Gilberto Alves saudou a Hosana Ferreira e Anderson Santos pelo trabalho desenvolvido frente a Secretaria de Assistência Social e o suporte dado ao Povoado do Peixe, no curso de personificação de sandálias havaianas. Comentou que o Secretário de Obras e Urbanismo colocou material em algumas ruas do Peixe e não foram espalhados, tendo a resposta que a maquina estaria quebrada, mas a solução poderia ser utilizar o equipamento da empresa de coleta de lixo. Disse que na feira livre um caminhão estaciona e passa mais de duas horas descarregando mercadorias atrapalhando o trânsito,então pediu a visita do Secretario Fúba e a Guarda Municipal logo cedo, para retirar o caminhão.

Antonio de Brás falou sobre o requerimento que atende uma reivindicação da comunidade de Recanto da Seriema, aonde sempre vem passando e tem um trecho que liga o Bairro Jardim Formosa até o local, “quando chove acaba deixando a situação terrível, com pessoas de motocicletas enfrentando dificuldades de passagem, e a gestão rever esta situação”. Informou que no domingo foi levada a máquina para um paliativo, e infelizmente ainda não foi feita todo pelo fato da maquina não estar disponível o tempo inteiro. Ressaltou que 430 famílias estão cadastradas para receber sementes de plantio pelo Garantia Safra e que já foram distribuídos cerca de 200 famílias, faltando ainda 230. Antonio também disse que pediu ao Prefeito, mais autonomia aos secretários e hoje ver o trabalho desenvolvendo por cada um e a vontade, ma s não é por isso que vai deixar de cobrar e nem de reconhecer.

Samoel Moto Taxi parabenizou a Secretaria Hosana Ferreira, pelo trabalho desenvolvido no município. Comentou que na semana passada visitou as escolas com uma comissão, e foi visto que algumas estavam aptas a receber alunos, mas outras estavam um absurdo e tem certeza que as aulas foram adiadas justamente por ter acontecido as visitas e que houve as cobranças. Disse que ouviu que as cobranças não são necessárias. “Como não são, perguntou. Respondeu que quem vai fazer reforma de escola não é vereador, a obrigação dele é fiscalizar, e as escolas da zona rural, algumas desde o inicio da gestão nãos e viu nem se quer uma tinta. “Não adianta alarmar e dizer que todas foram reformadas, tem que mostrar o outro lado da moeda e a gente escuta que limpou todas as aguadas , limpou mesmo? o município tem 1 600 aguadas? Será que tem mesmo? Não é fácil apresentar o outro lado da moeda, a gente é visto como critico, mas, tem que ter alguém para falar”, relatou. “A área de saúde é administrada por uma cooperativa que é uma absurdo, maltrata os funcionários, dribla as leis trabalhistas , alvo de varias denuncias e foi expulsa de Jacobina, mas está aqui levando o nosso dinheiro, mas é perigoso chegar uma fala lá que Samoel estava falando mal dos funcionários, vocês duvidam? “Essa cooperativa leva o dinheiro do município e a saúde entrando pelo ralo e funcionários entrando na justiça pelos seus direitos”, continuou. “A Upa realmente está lotada, mas é inaceitável com o surto de dengue e zika ficar apenas um médico, que é mais importante é ter uma cooperativa administrando o município ou manter dois médicos na UPA?”, indagou. “A cidade não precisa dessa cooperativa”. “Eu gostaria de ouvir aqui nessa tribuna a explicação que beneficio traz essa cooperativa para Capim Grosso. A partir de junho tem dois médicos, porque vai se aproximar as eleições e é sempre assim”. Disse esperar que a Secretaria de Saúde envie para a Casa os benefícios para o município.

Vado Verdes Mares falou sobre a implantação de um Polo industrial que vai criar muitos empregos e atrair empresas, “com uma área de 30 tarefas de terra pavimentada, com luz e água, para doação a empresas, irá desafogar as ruas, e vai avançar a cidade, pois é um eixo rodoviário, sendo fácil conduzir empresas”, explicou. “Nas escolas muitos pais estão tirando os alunos da particular e levando para pública, isso indica melhoramento na educação”. Demonstrou preocupação com o avanço das doenças transmitidas pelo aeds egypte , e que muitas casas as caixas d’água são altas e não tem como os agentes de endemias chegarem até lá. Disse que algumas lagoas não tem peixes e apenas mosquitos da dengue.

Frank Neto comentou sobre o que o município tem feito, principalmente na Assistência Social melhorando a qualidade de vida das pessoas que não tiveram oportunidade de conquistar educação e profissão, além de um bom emprego. “Hoje tem um parecer aprovado sobre o Projeto de política de Assistência Social, pois vai autorizar o município a fazer o que é necessário e a Lei não é novidade, é aprimorada, e vem sendo conduzida dentro da necessidade”, disse. Comentou sobre a passagem pela pasta de Josefa Idália e que o trabalho vem sendo continuado e os resultados apresentados. Disse que poucas vezes ouviu um discurso tão completo, que “retrata verdadeiramente ao que está se vivendo”. Citou pontos que se destacam, como o projeto em primeiro lugar , o Afro Som, e a primeira cidade a apresentar Semana Municipal de Trânsito e hoje é modelo para todo país, a cidade e agora o SIMUIS. Disse que ouviu matéria de 140 UPAs fechadas por más gestões, e Capim Grosso vai ter dois ou três médicos quando tiver condições e não vai ser politicagem e sim por políticas públicas. A cidade apresenta o plano municipal de saneamento básico e poucos municípios tiveram os privilégios de apresentar, e recentemente viu se falar que o Nordeste não tem 50% de município com saneamento por falta de projetos. Hoje tem visibilidade por ter fazer as coisas por competência e responsabilidade.

Com informações da ASCOM CÂMARA DE VEREADORES DE CAPIM GROSSO

Postar um comentário

0 Comentários