Salvador, Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz. Esses são os municípios baianos que vão ter o sinal analógico de televisão desligado em 2017.
Segundo o Ministério das Comunicações, a data agendada do desligamento desses municípios baianos é dia 26 de julho do ano que vem. A pasta publicou, essa semana, a relação total, com 349 municípios que vão ter o sinal analógico desligado. A partir dessa data, essas cidades passarão a ter somente sinal digital de TV.
O desligamento constitui experiência internacional única, por conta da oferta de serviços públicos, em larga escala e em formato eletrônico, a famílias de baixa renda por meio do programa de computador Ginga. Especialista no setor de telecom, o senador Walter Pinheiro (Sem partido - BA) é entusiasta do Ginga desde que presidia, como deputado federal, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, em 2008.
“Muito pouco se fala, mas foram brasileiros que criaram um software que é capaz de interagir com os quatro sistemas de TV digital predominantes no mundo. E o investimento foi de apenas R$ 60 milhões, enquanto a Europa investiu 1 bilhão de euros nas pesquisas para chegar a um mediador”, explica Pinheiro. Ele se empenhou para garantir a continuidade das pesquisas em torno domiddleware para a TV digital do País.
Na preparação para o desligamento do sinal analógico, as cidades passam por pesquisas regulares que apuram o alcance do sinal digital. Além disso, as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família recebem gratuitamente conversores de sinal para que mesmo os televisores antigos não fiquem sem receber a programação.
Faltando um ano para a data do desligamento, quem assiste televisão pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal que se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima. Em breve, o MC deve publicar as cidades que terão o sinal analógico desligado em 2018.
0 Comentários
Deixe aqui seu comentário...!