Salvador e mais 19 cidades baianas terão sinal de TV analógico desligado em julho de 2017

TVD

Salvador, Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz. Esses são os municípios baianos que vão ter o sinal analógico de televisão desligado em 2017.
Segundo o Ministério das Comunicações, a data agendada do desligamento desses municípios baianos é dia 26 de julho do ano que vem. A pasta publicou, essa semana, a relação total, com 349 municípios que vão ter o sinal analógico desligado. A partir dessa data, essas cidades passarão a ter somente sinal digital de TV.
O desligamento constitui experiência internacional única, por conta da oferta de serviços públicos, em larga escala e em formato eletrônico, a famílias de baixa renda por meio do programa de computador Ginga. Especialista no setor de telecom, o senador Walter Pinheiro (Sem partido - BA) é entusiasta do Ginga desde que presidia, como deputado federal, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, em 2008.
“Muito pouco se fala, mas foram brasileiros que criaram um software que é capaz de interagir com os quatro sistemas de TV digital predominantes no mundo. E o investimento foi de apenas R$ 60 milhões, enquanto a Europa investiu 1 bilhão de euros nas pesquisas para chegar a um mediador”, explica Pinheiro. Ele se empenhou para garantir a continuidade das pesquisas em torno domiddleware para a TV digital do País.
Na preparação para o desligamento do sinal analógico, as cidades passam por pesquisas regulares que apuram o alcance do sinal digital. Além disso, as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família recebem gratuitamente conversores de sinal para que mesmo os televisores antigos não fiquem sem receber a programação.
Faltando um ano para a data do desligamento, quem assiste televisão pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal que se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima. Em breve, o MC deve publicar as cidades que terão o sinal analógico desligado em 2018.

Postar um comentário

0 Comentários