INSS prorroga reabertura das agĂȘncias para 24 de agosto

A Portaria Conjunta n° 36 da Secretaria Especial de PrevidĂȘncia e Trabalho do MinistĂ©rio da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada nesta quarta-feira (29), adia para 24 de agosto o retorno do atendimento presencial nas AgĂȘncias da PrevidĂȘncia Social. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado atĂ© o dia 21 de agosto e continuarĂĄ sendo realizado mesmo apĂłs a reabertura das agĂȘncias.

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agĂȘncias serĂĄ parcial, com seis horas contĂ­nuas, e o atendimento serĂĄ exclusivo aos segurados e beneficiĂĄrios com prĂ©vio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). TambĂ©m serĂŁo retomados os serviços que nĂŁo possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, perĂ­cia mĂ©dica, avaliação social, cumprimento de exigĂȘncia, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefĂ­cios.

A reabertura gradual e segura irĂĄ considerar as especificidades de cada uma das 1.525 AgĂȘncias da PrevidĂȘncia Social no paĂ­s. Cada unidade deverĂĄ avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço fĂ­sico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

As unidades que nĂŁo reunirem as condiçÔes necessĂĄrias para atender o cidadĂŁo de forma segura continuarĂŁo em regime de plantĂŁo reduzido. O INSS irĂĄ disponibilizar um painel eletrĂŽnico contendo informaçÔes sobre o funcionamento das AgĂȘncias da PrevidĂȘncia Social, os serviços oferecidos e o horĂĄrio de funcionamento.

Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadĂŁos durante a pandemia da Covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigĂȘncias e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarĂŁo valendo mesmo apĂłs a retomada do atendimento presencial.

Fonte: inss.gov.br

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios