O fato de hoje, dia 8 de outubro, comemorar-se o dia do nordestino, já diz muito da força que o regionalismo nordestino, que o discurso da identidade nordestina adquiriu, ao longo do século XX.
No entanto, mais significativo ainda é que a instituição dessa data não se deu em nenhum estado da região, ou mesmo através do Congresso Nacional, mas se deu na cidade de São Paulo, através da lei n. 14.952, de 13 de julho de 2009, por iniciativa do vereador Francisco das Chagas, do Partido dos Trabalhadores, que nasceu na cidade de Riachuelo, no Rio Grande do Norte e que, como muitos nordestinos, migrou e integrou-se a vida da cidade, a ponto de tornar-se um de seus representantes.
A escolha da data visou homenagear o poeta popular cearense Patativa do Assaré, por ser o dia de seu nascimento. O que talvez muita gente não saiba é que existe também um dia estadual dos nordestinos, instituído anteriormente, pela Assembleia Legislativa de São Paulo, através da lei n. 8.441, de 1993, que escolheu o dia de nascimento do cantor pernambucano Luiz Gonzaga, dia 02 de agosto, como sendo a data em que se deveria homenagear a contribuição dos nordestinos para o desenvolvimento e para a cultura daquele estado.
Com informações do diariodonordeste.verdesmares.com.br
0 Comentários
Deixe aqui seu comentário...!