SPM-BA entrega Casa de Farinha Móvel para Associação Comunitária de Várzea Suja em Capim Grosso

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) vai entregar uma Casa de Farinha Móvel para a Associação Comunitária Rural de Várzea Suja – ACRVS no município de Capim Grosso, interior do Estado, nesta sexta-feira (04/03), às 11h, na sede da associação. Fruto de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, o equipamento vai beneficiar 30 famílias.

A Casa de Farinha tem capacidade de processar 250 quilos de mandioca por dia, o equivalente a oito sacas de farinha de 50 quilos. Serão beneficiadas famílias das comunidades de Várzea Suja, Santa Rita, Gitirana, Poço, Varginha de Dentro, Furtuoso, Pocinho, Pau D’Arco, Várzea dos Patos, Varjota, Uruaçu, Lagedo Queimado, Marruais e Segredo. A entrega contará com as presenças da titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, e do deputado Daniel Almeida.

O projeto Casa de Farinha móvel – Mulher Produtiva tem como objetivo contribuir para a autonomia econômica e social de mulheres rurais a partir do apoio a empreendimentos individuais ou coletivos de mulheres agricultoras rurais por meio de experiências participativas voltadas para a organização da produção e da comercialização, numa perspectiva da economia solidária.

Além da entrega do equipamento, a SPM-BA realizou oficinas de qualificação e formação para administração organizacional e administrativa, com orientações sobre gestão associativa, econômica e financeira, economia popular e solidária, políticas públicas para as mulheres rurais e de enfrentamento à violência contra as mulheres, além de orientações sobre o uso da unidade de beneficiamento.

De 2015 a 2022, a SPM-BA entregou 22 Casas de Farinha e estão previstos mais 08 equipamentos para o ano corrente. O objetivo do projeto é contribuir para a geração de renda, mas também sensibilizar para a prevenção à violência doméstica e familiar.

Fonte: ASCOM SPM-BA

Postar um comentário

0 Comentários