PF desarticula grupo que desviava tratores e implementos da Codevasf

Com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em desviar tratores e equipamentos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Polícia Federal deflagrou a Operação "Indra". O grupo atuava mediante fraude nos processos de doações de bens da empresa pública para prefeituras do interior baiano.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Petrolina (PE) e Campo Formoso, no Vale do São Francisco baiano, já que os investigados poderiam destruir provas do crime com o objetivo de dificultar a apuração, bem como a aplicação da lei.

A polícia disse que o grupo criminoso contava com a participação de um funcionário da Codevasf, pertencente à 6ª Superintendência Regional, que falsificava ofícios de gabinetes de deputados federais que indicavam prefeituras do interior da Bahia como beneficiárias de doação de tratores e implementos agrícolas, por intermédio de fraudes no âmbito dos processos de doações dos bens, cujas compras eram promovidas com recursos públicos destinados à CODEVASF por intermédio de emendas parlamentares e encaminhados às prefeituras indicadas pelos parlamentares.

O prejuízo total é de mais de R$ 500 mil reais. A CODEVASF prestou as informações fundamentais, de modo a subsidiar a instrução do inquérito policial.

Os investigados vão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Peculato e/ou Estelionato Qualificado. As apenações unidas podem chegar a mais de 12 anos de prisão.

Fonte: A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários