Quixabeira: Idoso completa 110 anos no interior da Bahia

O idoso, Irineu Lopes da Silva, morador da cidade de Quixabeira, no centro norte baiano, celebrou 110 anos de vida com direito a confraternização com familiares e amigos, que foi realizada escola no centro da cidade.

Seu Irineu fez idade nova na última terça(07), porém, as comemorações ocorreram na noite deste domingo(12). Durante a festa, todos se divertiram com as brincadeiras do aposentado que figura entre o rol dos homens mais longevos da Bahia. Questionado por uma das netas sobre o segredo de viver tanto, Seu Irineu foi rápido na resposta. “Para viver muito a gente tem que deitar cedo, comer pouco, trabalhar, não comprar fiado, e não tomar nada emprestado”, disse o idoso.

Ainda no evento festivo, e com o microfone na mão, o agora supercentenário contou para todos a piada do F, que é bastante conhecida no meio humorístico. Ele ainda levou os presentes aos risos, ao fazer várias perguntas de adivinhação para os presentes.

Irineu Lopes da Silva, nasceu no dia 07 de fevereiro de 1913, na região onde hoje pertence o município de Quixabeira, no Estado da Bahia, então município de Jacobina. Ele é patriarca de uma família grande, contando com 10 filhos, além de uma centena de netos, bisnetos e tataranetos.

Um das curiosidades de Seu Irineu, é o hábito que tem desde o ano de 1983. A data foi 31 de julho. Neste dia um senhor conhecido por Manuel Dudu, faleceu após cair de um cavalo. Esse foi o primeiro registro de morte, anotado por seu Irineu em sua caderneta. A partir daí, todas as pessoas conhecidas, que veio a falecer, são registradas nas suas anotações.

Seu Irineu foi tema de matéria exibida em fevereiro de 2015, no Programa Domingo Espetacular da Rede Record de Televisão, quando na ocasião já com 103 anos de idade, subiu uma caixa d’água na cidade de Quixabeira, com aproximadamente de 20 metros de altura.

A longevidade de Seu Irineu e mais de uma dezena de moradores centenários de Quixabeira, fizeram com que o município fosse conhecido nacionalmente, sendo batizada pelo saudoso jornalista Paulo Henrique Amorim, como “Terra dos Centenários”.

Fonte: Blog do Ril de Beto

Postar um comentário

0 Comentários