Foi realizado no último sábado, 13 de setembro, no distrito de Itatiaia São José do Jacuípe a 1ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Exposição de Animais.
O evento foi organizado pela comissão da 22ª Festa de Vaqueiros e Fazendeiros do distrito, a Secretaria municipal de Agricultura de São José do Jacuípe e o Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe (CESOL), tendo como proposta buscar alternativas de comercialização dos produtos da Agricultura Familiar local e regional.

Na feira os agricultores e agricultoras familiares do município e cidades que compõem o território Bacia do Jacuípe puderam expor e comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, onde foram expostas uma diversificada gama de produtos, desde culinária e artesanatos (em palha, argila, pano, couro e reciclados) como: bolsa de palha de ouricuri, porta jóias de palha de banana, panos de prato, flores artesanais, boleiras, fruteiras, roupas, cocadas de coco, doce de leite, hortaliças etc , produtos derivados da mandioca: beiju e biscoitos, além de excelentes animais: caprinos, ovinos e bovinos com alta qualidade genética e preços acessíveis.
Segundo o secretário de Agricultura Luiz Carlos, o evento é um grande avanço para o distrito e disse estar satisfeito com a realização. Josenaide Alves, representante da COOPES (Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina) com sede em Capim Grosso, disse que a feira é uma oportunidade ótima para as pessoas divulgares seus produtos, "se não colocar na feira ninguém vê", afirmou.
Para Jamile Técnica em Gestão do CESOL, o evento foi bem frequentado e está de parabéns toda organização, disse ainda que a feira contou com a participação de produtores e expositores dos municípios de Capela do Alto Alegre, Pintadas, Várzea do Poço, Várzea da Roça, Quixabeira, Gavião, Nova Fátima, Capim Grosso e São José do Jacuípe.
Matéria e Fotos: Lindomar Almeida / Portal Capim Grosso
0 Comentários
Deixe aqui seu comentário...!