Nesta terça feira (16), dezenas de jovens estudantes do colégio Tarcíla Evangelista de Andrade, junto com professores compareceram a sessão na Câmara de Vereadores, para debaterem o projeto “Educação no Trânsito”, elaborado por professores e estudantes, agora apresentado para a sociedade como ferramenta de contribuição para diminuição de índice de acidentes.
O Prof. Adelson Barreto utilizou a tribuna falando sobre a “Educação no Trânsito”, onde disse que nos últimos anos viu acontecer vários acidentes, principalmente na Avenida ACM. O professor informou que agora existe um projeto no colégio Tarcíla Evangelista de Andrade (TEA), com a participação de todo quadro de funcionários da escola e estudantes, pois “educação no trânsito é um dever de todos, um projeto que a sociedade capimgrossense vai participar. Enfatizou que o objetivo da caminhada que acontecerá no próximo dia 20, é para formalizar a abertura das ações. Adelson lembrou ainda do apoio fundamental de duas Auto Escolas da cidade, sendo elas CFC Rios e Capim Grosso, que estarão esta semana conscientizando os alunos futuros condutores. O Projeto abrange todas as disciplinas da escola, com a participação direto de alunos das turmas de oitavo e nono anos, além das apresentações de professores citando o pleito em outras series do ensino fundamental. Informou que os alunos foram às ruas e verificaram que mesmo onde existem as faixas de pedestres os cadeirantes encontram dificuldades de atravessar, por conta de meios fios que impedem a passagem. No semáforo da esquina da Av. ACM com a Av. Rui Barbosa o pedestre não consegue passar com segurança. Comentou que existe também a sinalização para os ciclistas. “O cadeirante, o idoso e a pessoa com deficiência visual precisam atravessar a faixa com segurança. Adelson disse que existem motoristas mal educados que precisam ser orientados através do “Projeto de Educação no Trânsito”.
O Presidente da Câmara, Manoel Fernandes, disse que é muito importante a educação no trânsito, principalmente com um projeto sendo adequado nas escolas. Manoel falou que nas grandes cidades os motoristas estão tendo dificuldade de transitar por falta de conhecimento e que um projeto como esse vai ajudar os condutores de veículos a não serem multados em outras cidades maiores.
Antonio de Brás parabenizou a Escola Tarcíla Evangelista de Andrade pelo Projeto “Educação no Trânsito”, e disse aos alunos presentes na sessão que eles merecem um ensino e educação a altura, “pois é através dela que consegue as coisas além de ser uma forma de se proteger”, completou. O edil informou sobre a inauguração da creche Dulce Vilas Boas, vista pelo edil com muita importância. Informou que no próximo dia 22 a cidade de Capim Grosso receberá a Agencia Itinerante do Banco do Nordeste, com o Governo Federal dando um desconto de até 85% de dos débitos ou prorrogando para dez anos de carência, para quem deseja pagar. Também noticiou a chegada da Caravana do Trabalho, onde serão confeccionadas carteiras de trabalho e identidade, tanto a primeira como a segunda via. “Serão confeccionadas 50 Carteiras de Identidade e sessenta de Trabalho diariamente”, lembrou. Denunciou que o prefeito negou por vingança política, a assinatura de um documento para famílias que receberão Casas Populares Rurais, onde isentava certidões. “São 50 famílias em 22 comunidades”, disse. O Vereador falou que conseguiu a liberação das certidões para a construção das 50 casas na zona rural e que convidará o prefeito e a secretaria de agricultura para participarem da assinatura da ordem do projeto.
Bruno Victor começou sua fala direcionada para os alunos presentes na sessão, dos quais poderão ser futuros Vereadores e Prefeitos, além de pedir que os professores façam trabalhos em grupo, onde saiam projetos que possam ser trabalhados pela Câmara de Vereadores. Falou também da inauguração da creche Dulce Vilas Boas, construída em um Bairro muito carente e aproveitou o ensejo para convidar o público a participar da inauguração da extensão do Posto de Saúde do Bairro São Luiz, estreitando a distancia do atendimento. Comentou sobre a emenda do edil Antonio de Brás. Disse que nunca houve a ligação do prefeito com o sindicato como esta acontecendo agora, “pois a Presidenta trabalha com vontade e garra e a mesma coisa acontece na Prefeitura com o gestor, o olhar voltado para a população”, declarou. O parlamentar disse que a politicagem esta ultrapassada e é vereador de Capim Grosso inteiro e que a mesma conduta tem o Prefeito, que jamais deixaria de assinar algum documento por vingança. “A Câmara esta voltada para a população”, definiu.
Samoel Moto Taxi falou sobre a importância do Projeto elaborado pelo colégio Tarcíla, “ Educação no Trânsito”. “O Trânsito no Brasil mata mais que a guerra do Iraque, isso é pesquisa realizada”, informou. Comentou que nas escolas já deveriam existir a matéria de educação no trânsito, para que a população possa ter bons condutores. Disse que o projeto tem o apoio dele e espera a população apoiar, pois a própria comunidade é quem sai ganhando e a juventude em primeiro lugar. Lembrou que tramita na Casa um projeto de Lei pedindo a padronização das Escolas do município. Comentou aos alunos que se eles perceberam sempre mudaram as cores das escolas, e cada gestor pintou com o padrão com a cor da campanha política e a maioria das escolas, ficaram sem computadores e sem reformas. Na hora do recreio precisam colocar o pé na lama quando esta chovendo, muitas suspendem as aulas com a presença de pichilingas, por conta das salas sem forro. “Brincaram com as cores das Escolas”, disse. O edil indicou que o dinheiro gasto com tintas, deve ser gastos com computadores, “ basta de jogar dinheiro no ralo, as gestões precisam mudar e ter uma linha de raciocínio para o bem comum”, completou. “Percebemos que quem faz oposição algumas coisas são travadas, pois vetaram o projeto do licuri porque foi elaborado pelos Vereadores Samoel e Antonio de Brás, e só foi para frente porque os pares da Casa acharam, o projeto importante”, declarou. Deixou claro que os parlamentares que fazem oposição tem a dificuldade com os projetos em relação a administração pública. Comentou sobre os salários de servidores públicos, para que sejam reajustados. Segundo o legislador essa luta completará dois anos e o salário continua defasado.
Frank Neto iniciou saudando os alunos presentes, parabenizando o Colégio Tarcíla Evangelista de Andrade, pela iniciativa da criação do projeto de conscientização do trânsito, como parte de um futuro de todos. “Fica a sensação que conhecendo os trabalhos, desperta nos alunos o interesse de participar da vida publica, nem só como legislador ou também para gerir uma secretaria . Apresentou requerimento para a gestão construir a praça do Mulungu em Pedras Altas, onde a comunidade necessita desse espaço de lazer adequado para momento em família . Pediu a construção de uma quadra de areia na comunidade do Km 10, onde há um número expressivo de jovens. “É de fundamental importância o desenvolvimento e bem estar da cidade, porque na realidade é que se as pessoas idosas não tem a mesma agilidade e as vezes percebem a sinalização para passar e muitos motoristas não permitem”, apontou. Comentou que outras escolas também vem fazendo esse trabalho e que crianças já estão com essa preocupação no trânsito. “O volume de acidente era maior que hoje e o Rotary fez uma reunião coma presença da Policia Militar, Policia Civil e Rodoviária, e lembrou que a Dra Marilda estava fazendo um projeto para a municipalização do trânsito, porém os entraves frustrantes da Lei de Responsabilidade Fiscal, e financeiro atrapalham, além do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), é o mesmo de uma cidade de 20 mil habitantes e Capim Grosso sonha que em 2015, o IBGE traga a possibilidade de Capim Grosso passar para mais de 30 mil habitantes, aumentando em 300 mil reais a receita do município, e que será continuada a luta pela municipalização do trânsito e a participação dos alunos será muito importante.
Vivaldo Moreira também comentou sobre a presença dos alunos, “que bom se todos professores pensassem dessa forma de trazer os jovens para essa Casa”. Também comentou sobre a importância do voto. A respeito do Trânsito disse que se ver muita “loucura” em todos os lugares e que as pessoas perguntavam para quê sinalização de transito em Capim Grosso quando foi implantada, e que foi é importante para que as pessoas fossem se educando. Lembrou que é difícil ver um motociclista usando o capacete com a trava acionada, o que não resolve, “pois com um acidente, o capacete vai voar e bater a cabeça no chão”, disse. Lembrou da inauguração da creche, parabenizando o gestor, justificando que as crianças agora terão um lugar para ficar.
Gilberto Alves disse que a campanha do trânsito é muito importante e que os vereadores se empenharão nesse projeto. Parabenizou o prefeito Sivaldo pela inauguração da creche Dulce Vilas Boas, e informou a chegada na quarta feira, de um engenheiro, que estará no povoado do Peixe, para fazer as primeiras medições da creche do local. Disse que ficou entristecido pelas palavras de alguns vereadores pelo fato dos alunos vieram para a Casa tratar de assuntos do trânsito e acabaram assistindo outras coisas.
Hildete Carvalho comentou que “Educação no Trânsito”, foi um dos melhores projetos que viu chegar na Casa, e que os alunos ouçam o que os professores falam , porque são verdadeiros pais na sala de aula. Disse que para estudar um pouco precisava andar seis quilômetros e que hoje existe um transporte e merenda escolar de qualidade. Lembrou que no passado os professores pegavam carona para estudar em Jacobina e hoje existe o transporte para leva - los.
Vanderley Queiroz começou pedindo que o gestor realizasse os projetos votados na Câmara, para que possam resolver os problemas do município. Comentou que há alguns meses, entrou com requerimento pedindo faixas de pedestres em determinados locais e que o prefeito se comprometeu, iniciando esse trabalho que foi parado por conta das obras do município, mas que em breve serão retomadas essas colocações. “Com isso teremos uma cidade melhor e um trânsito melhor”, completou. Sobre a creche disse que é de muita importância com educadores de qualidade e uma estrutura que só foi vista aqui em Capim Grosso, e Wagner Vilas Boas foi um dos colaboradores para que essa creche chegasse até Capim Grosso. Pediu ao Prefeito que faça o ponto de ônibus do KM 15, pois a localidade necessita, “os alunos estão ficando esperando carro no sol quente, na chuva e no sereno e isso é preocupante”, disse. Sobre a lombada da Fazenda Camboeiro teria sido feita, porém não resolveu o problema, pelo fato de ter sido construída de areia e que crianças jogam futebol próximo a estrada e a bola sempre corre em direção ao caminho que esta passando até carretas e é necessário proteger os estudantes e moradores.
Prof. Ney disse que a educação é bem ampla e que é preciso ser por inteiro no seio familiar e também na escola, sendo o primeiro passo na família, “a escola é a segunda etapa, a mais profunda, e a educação da sociedade vem para completar”, comentou. Falou que a Semana Nacional do Trânsito acontecerá na próxima semana, e que o colégio Tarcíla vem contribuindo para isso. Lembrou que no trânsito a prioridade é do pedestre, e o carro respeitar a moto e os carros maiores respeitam e protegerem os menores. Disse ver uma sinalização mal organizada, onde passa no sinal verde na rotatória e já esta fechado na outra. O vereador comentou que deslize todo mundo comete no trânsito e o que não pode cometer é a irresponsabilidade. Prof. Ney disse que muitos não respeitam e sinal vermelho e nem o lado de ultrapassagens e os motociclistas são os que mais deveriam dar exemplo, porque são profissionais de transportar pessoas,. Também comentou sobre a importância da padronização das calçadas. Disse compreender a falta de recurso mais é necessário buscar o projeto para isso, disse que quanto mais leis existirem no pais, a população é mais mal educada. “A Lei do Trânsito a cada dia aumenta o rigor e deveria ser o contrario, as pessoas deveriam ficar mais consciente e o rigor seria desnecessário. Deu exemplo que em Jacobina a faixa de pedestre já é a sinalização em si, quando o pedestre pisa na faixa, todos os motoristas param. Disse que a família tem que orientar e que muitos menores vem usando motocicletas e que seu filho não utiliza da sua, pois ele não autoriza. Falou sobre a inauguração da creche com a grande homenagem a Dulce Vilas Boas, como um marco na melhoria do ensino e quando uma criança é colocada na creche começa a entrar na civilidade e na sociedade aprendendo desde pequeno o que é ser cidadão. Espera que a educação seja feita com amor e responsabilidade, respeitando e reconhecendo os profissionais que são direcionados para educar os jovens. O parlamentar declarou que quem foca na educação tem futuro garantido.
Arivelton Mota iniciou parabenizando o Prof. Adelson pela explanação a respeito do trânsito, dizendo que a educação deve primeiramente partir à condutores de veículos. Ofereceu seu apoio e o dos pares da Casa. Pediu aos jovens que voltem mais vezes à Casa. Parabenizou a gestão pela Creche Dulce Vilas Boas. Convidou a todos a participarem do projeto cidade verde dia 18 de setembro, com coleta de lixo, capina, limpeza de canais de esgoto e palestra.
Valdomiro Sampaio falou sobre a importância do projeto “Educação no Trânsito” e que o Rotary Clube existente em 219 países, e Capim Grosso não ficara de fora de forma alguma dessa movimentação apresentado pelo professor Adelson. “ Precisamos ser bastante fortes e precisamos cumprir com o que foi dito, além de que devemos estar juntos”, disse.
Ascom/Câmara
0 Comentários
Deixe aqui seu comentário...!