Falta de energia e problemas com a TIM e internet foram debatidos na Câmara

Em sessão realizada nesta terça feira (18), Presidida por Vivaldo Moreira, os parlamentares de Capim Grosso cobraram mais eficiência do sinal de telefonia celular, operadora TIM e pediram a presença de um responsável pela Coelba que esclarecer o que esta acontecendo com as constantes quedas de energia. A Casa ainda recebeu a presença de voluntários da AEC TEA.
Luciene Rosa, voluntaria da AEC TEA utilizou a tribuna e lembrou do processo histórico da entidade no município, sendo 15 anos trabalhando com educação por meio da cultura, formando e garantindo espaço de lazer e cultura para os jovens, sendo a entidade conhecida por todos situada há 10 anos na creche, agora precisa de um espaço próprio, “a AEC TEA precisa de um lugar que caiba todos os projetos, necessitando dos vereadores, pois já existe o apoio da comunidade”, disse. “Os projetos tiram os jovens do mundo de exclusão e da uma nova visão da sociedade de Capim Grosso, trabalhando no sentido político e territorial, incluindo o jovem com a educação apropriada dentro da cultura”, completou. Luciene falou da importância do poder publico abraçar o projeto e pediu apoio dos Vereadores na doação de um terreno pela Prefeitura, para construção da sede própria.
Kilvia Gadelha, Vice Presidente da AEC TEA, lembrou da necessidade que o projeto continue, desenvolvido e criados através de jovens capimgrossenses, existindo há 15. Lembrou que existem vários projetos em andamento, como teatro, fotografia e curso de inglês, além de núcleos que se desenvolvem na sustentabilidade da AEC TEA, “inclusive o grupo de teatro Dona Tea, Oxente foto estúdio, prestando serviço muito mais acessíveis, e ainda o MBB que reúne todos os músicos da cidade”, explicou. Também o Sarau Cultural nas escolas, bairros e povoados, além da Feira Cultural. Comentou sobre a parceria com o Governo do Estado. “Por ser da comunidade que a gente acredita que esse projeto precisa continuar”, adiantou. Por isso necessário a sede própria.
Frank Neto pediu a construção de um ponto de ônibus , na comunidade de Sete Porcos, pois as pessoas estão passando dificuldades em dias de sol e chuva. Outro requerimento do edil, faz parte de um projeto para a comunidade rural, pois a região foi castigada pela estiagem e fez com que o rebanho bovino fosse diminuído em 80% de forma que se perdeu em quantidade e qualidade, “o que foi construído em mais de dez anos com melhoramento genético foi perdido em três anos e as pessoas estão sem condições e nem coragem de fazer novamente esse melhoramento”, disse. O legislador disse que Implica em uma política municipal, para trazer a solução do problema. Informou que a Prefeitura esta fazendo inseminação artificial, e aquele produtor pode deixar de ter seis matrizes para ter um reprodutor de qualidade razoável. Explicou que se alguém vai investir em um reprodutor de qualidade no máximo traz um de oito a dez mil reais. Lembrou que na semana passada foi dito pelo vereador Samoel sobre a denuncia que teria encontrado irregularidade sobre transporte escolar e disse que fica triste por as coisas feitas de forma irresponsável e equivocada colocando a vida dos vereadores em questão e que foi visto criticas a esta Casa nas redes sociais Samoel participando desta critica, porém todos fazem fiscalização mais cada um tem uma maneira de se manifestar e que tem feito a cada um e que não deixa de fazer o trabalho . “As pessoas que fazem a criticas não tem o mérito pois não tem a responsabilidade, e de forma equivocada o colega disse que um automóvel Monza de marca Chevrolet que levava os professores, quando na verdade deveria ser vans e combis. Monza e Fiat uno são contratados para o transporte de professores, combis e vans são feitas para alunos”, informou. “Os automóveis destinam para o local de trabalho três professores, seria irregular se estivesse levando alunos”, rebateu. “O nome da Casa que fica sendo colocada em cheque, como se nada tivesse sendo feito”, concluiu.
Vanderlei Queiroz falou sobre o apoio a AEC TEA garantindo dedicação ou empenho para a entidade.
Bruno Vitor falou sobre a volta do radialista Rubinho Freitas para Capim Grosso. Lembrou também que em poucas semanas a cidade vem sofrendo um caos da Coelba e que antes a culpa era dos urubus e depois da chuva, “e agora a Coelba coloca o problema para dois aparelhos e isso vergonhoso, onde além de pagar a conta de energia de casa paga a iluminação da rua e se deixar de pagar corta e para religar paga uma taxa altíssima e nem se quer paga o aparelho queimado nas quedas de energia”, repudiou. Pediu apoio dos pares da Casa para uma nota de repudio a Coelba. Pediu novamente ao Presidente da Casa para enviar um oficio solicitando a presença de um representante da Coelba, para a população saber sobre o que vem acontecendo, e tirar a culpa do vereador e do Prefeito. “Vamos cobrar dos engravatados, diretores e coordenadores da Coelba para dar uma resposta a população, pois o povo esta cansado”, pediu. “A TIM parece que esta em conjunto com a Coelba, desligou a energia nem TIM nem Thum, não tem como ligar e pedir ajuda e socorro, será que não tem condições de colocar um aparelho tipo nobreak para segurar por alguns minutos, pois se colocou a torre não sei quantos anos atrás e não se ver o avanço, mais uma nota de repudio que precisamos fazer”, declarou. “São representantes do povo doa a quem doer e tenho decoro parlamentar na tribuna, querendo ou não terão que ouvir”, adiantou.
Hildete Carvalho comentou que a AEC TEA pode contar com ela para ajudar na busca dos objetivos. Disse que também chegou com na Câmara com a intenção da moção de repudio contra as duas empresas, pois procurou o Prefeito e foi informada que ele teria ligado para Dorival responsável pela Coelba em Jacobina e que teria um resultado em dois dias, porém não teria como esperar mais. “Somos Vereadores para falar, porém precisa ter provas, já vi colega que fez denuncia infundada e ele não foi cassado o mandato porque nós consideramos, uma denuncia que foi errada e a Casa tinha o direito de cassar o mandato, são provas preto no branco. Acho que o colega equivocou-se.
Antonio de Braz começou sua fala lembrando que quando as pessoas cobram ele comenta na tribuna, pois se deve atenção ao povo, por ter sido os responsáveis de colocaram os edis na Câmara. Informou que na comunidade do Rio do Peixe, só no domingo choveu por duas vezes e na segunda feira (17) voltou a chover, inclusive fazendo águas com as grotas menores do Riacho. Explicou ser um grande defensor de pessoas que responsáveis por instituições e que seja essa a grade defesa e carinho por esse povo que esta sempre lutando e buscando, e muitas vezes não são vistas como pessoas capacitadas. Demonstrou apoio a AEC TEA. Informou que a Rua Formosa foi interditada pelo fato de receber calçamento e que as pessoas que precisam do acesso para seu trabalho, não estão conseguindo colocar os veículos nas garagens e o que se sabe que uma rua não demora muito para ser calçada e começou e não foi concluída. Sobre a secretaria de Agricultura reclamou da limpeza das aguadas, como também o abastecimento de água nas cisternas, pois existem pessoas com 40 dias sem abastecimento na zona rural, “só diminui quando chove, se não essa necessidade só aumenta e esta ficando só na promessa. Informou que ``as 14h de terça feira seriam feitos exames de próstatas no STTR. Reclamou também da Coelba e da TIM.
Prof Ney falou que todos conhecem o trabalho da AEC TEA, com jovens onde se ver no semblante a vontade de fazer Capim Grosso melhor. Disse que fica triste em saber que a AEC TEA vai passar pela maior dificuldade desde a sua criação, e que se trata de um projeto que necessita um custo elevado. Disse que não terão o espaço próprio em um tempo curto e que será necessário empenho, sendo o primeiro passo a formação da comissão. Posicionou-se com indignação pelos serviços essenciais de telefonia e eletricidade, sendo um problema histórico e que com o advento da tecnologia talvez se sinta mais necessário. Disse que deve-se procurar a Coelba, mais dificilmente chegará um representante na Câmara, pois ele não tem o que falar. O Vereador informou que tentou falar com a Coelba e explicou que utilizou a TIM e não conseguiu completar a ligação. Parabenizou a reportagem do FR Noticias que ressaltou as reclamações sobre Coelba, celulares e internet. “Enquanto Vereadores não se devem fugir da responsabilidade sendo representante do povo, precisando de apoio da comunidade e da sociedade organizada, pois esta virando estado de calamidade”, falou. “Se houver um assalto ou roubo ninguém consegue falar com a policia, se tiver um acidente ninguém consegue falar com a UPA”, apontou. Falou ainda sobre a necessidade de ações praticas, “o discurso da revolta a ligação para radio e postagem no facebook serve para externa e mostrar o que esta acontecendo, sendo necessário ações praticas”, finalizou.
Gilberto Alves começou falando sobre a moção de pesar de Daniel Santos Oliveira (Licanor do Quebra Queixo), que auxiliou no desenvolvimento do povoado do Peixe. Comentou sobre a preocupação de todos em relação aos problemas de ordem elétrica, internet e celular, chegou a Câmara para fazer a mesma coisa que o Vereador Bruno, para cobrar sobre o sinal da Coelba e da TIM, pois esta vergonhosa a falta constante de energia na cidade, sendo o dever do legislador cobrar as melhorias para a cidade. Pediu atenção do Secretario de Agricultura para as comunidades entre Melancias e Morro Branco, onde a chuva não correspondeu ao esperado.
Samoel Moto Taxi confirmou que os carros denunciados na sessão anterior, estavam irregulares, os veículos a serem contratados devem ser de placa de aluguel. “São inúmeras irregularidades do transporte escolar, Camboeiro, Barro Vermelho e na planilha consta uma combi, pode até ter um Monza, só que nunca existiu”, continuou. Disse que o aluguel da combi custa R$ 2.080,00 e que “não adianta dizer que o Vereador de oposição e que não tem assunto e vem apenas criticar, eu não estou falando asneira”, garantiu. “O argumento de que Vereador no passado seria cassado eu não tenho medo de dizer e estou falando com material na mão e com fundamento, tem varias irregularidades, convido os Vereadores para visitarem as frotas do município”, continuou. “Monza nunca existiu e principalmente placa cinza e tem mais, disse que todas as despesas seria da empresa contratada estão sendo do motorista”, denunciou. “Eu quero dizer que quando publico no facebook eu vou nos locais visitar e entrei na política e todos podem cometer erros, se eu estiver fazendo errado esta ai o Ministério Publico para me processar”, disse. O Vereador lembrou que o Tribunal de Contas, trabalha com papel e o Vereador com os olhos, “o tribunal nunca vai saber que tem o Monza se o Vereador não pegar a planilha e conferir” . “Se eu falar coisas que não devo eu peço perdão, agora ter provas na mão e ouvir tudo isso”, retrucou. “Se alguém tiver duvida tira uma copia, pega o carro, converse com os condutores dos veículos, se for mentira eu vou engolir calado”, disse. O edil informou que o contrato custa dois milhões e duzentos e onze mil reais e disse que a situação apresentou projeto semana passada aumentando salários de diretores e foi retirado da pauta da sessão, “o mesmo que foi colocado diminuindo depois mandou aumentando os diretores”, lembrou. Adiantou que apresentara inúmeras denuncias de irregularidades do transporte escolar.
Palavra do Presidente - Vivado Moreira comentou sobre o projeto da AEC TEA e que muitos jovens vêm aprendendo bastante, além dos que vem de outros países e trazem ensinamentos para a região e que a causa vai ser abraçada pelos gestores. Sobre a Coelba, Vado lembrou que a empresa não resolve nada quando queima algum aparelho com as quedas de energia. Comentou sobre a importância de uma radio para transmitir as sessões da Câmara.
Ascom/Câmara

Postar um comentário

0 Comentários