TSE recebeu mais de 32 mil denĂșncias de irregularidades pelo aplicativo Pardal


Resultado de imagem para aplicativo pardal

A sete dias das eleiçÔes municipais, a Justiça Eleitoral jĂĄ recebeu 32.070 registros pelo aplicativo Pardal, que permite que os eleitores de todo paĂ­s façam denĂșncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veĂ­culos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, […]
A sete dias das eleiçÔes municipais, a Justiça Eleitoral jĂĄ recebeu 32.070 registros pelo aplicativo Pardal, que permite que os eleitores de todo paĂ­s façam denĂșncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veĂ­culos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo apĂłs o inĂ­cio da campanha.
Qualquer cidadĂŁo pode fazer denĂșncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos polĂ­ticos. A denĂșncia Ă© feita pelo prĂłprio aplicativo, com o envio de fotos, vĂ­deos ou ĂĄudios que comprovem indĂ­cios de crime. O material Ă© encaminhado automaticamente para anĂĄlise do MinistĂ©rio PĂșblico Eleitoral, que avalia a consistĂȘncia das informaçÔes recebidas e pode formalizar denĂșncias aos juĂ­zes eleitorais de cada localidade.
AlĂ©m da propaganda irregular, tambĂ©m Ă© possĂ­vel denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da mĂĄquina administrativa ou gastos irregulares. As denĂșncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros. Veja aqui quais sĂŁo as condutas proibidas aos candidatos durante a campanha.
Segundo o TSE, por ser o estado mais populoso e com o maior nĂșmero de eleitores e, tambĂ©m, de candidatos, SĂŁo Paulo Ă© recordista de denĂșncias pelo aplicativo Pardal com um total de 6.444 registros.
Em seguida aparece o EspĂ­rito Santo, com 3.160 denĂșncias recebidas. O Tribunal Regional Eleitoral do EspĂ­rito Santo foi o responsĂĄvel pelo desenvolvimento do aplicativo e jĂĄ adota esse tipo de recebimento de denĂșncias desde 2012.
O estado de Pernambuco surge em terceiro lugar no nĂșmero de denĂșncias com 2.841 registros.

Outros aplicativos
Além do Pardal, o TSE, junto com tribunais regionais de todo o país, desenvolveu outros 10aplicativos para smartphones e tablets para que os eleitores participem mais ativamente do processo eleitoral deste ano. Nas eleiçÔes 2014, quatro aplicativos foram colocados à disposição dos eleitores.
JĂĄ estĂŁo disponĂ­veis para as plataformas IOS e Android os aplicativos: Pardal; Candidaturas; MesĂĄrios; Agenda JE; e JE Processos.
Serão disponibilizados nos próximos dias: EleiçÔes 2016; Onde votar ou justificar; Boletim na Mão; Resultados; QRUEL (para servidores da Justiça Eleitoral); e Checkup da urna (para técnicos da Justiça Eleitoral).
O primeiro turno das eleiçÔes municipais acontece no próximo domingo (2), a partir das 8h.

Fonte: AgĂȘncia Brasil\ Foto:Reprodução Google

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios