Maioria dos votos nulos anula eleição e impõe novo pleito com outros candidatos? Não é verdade!


Uma mensagem que circula na internet pelo menos desde 2010 defende o voto nulo e diz que, se essa opção alcançar maioria, a eleição é anulada e todos os candidatos são impossibilitados de concorrer novamente. Esse rumor ganha força a cada dois anos, durante os pleitos. Mas não é verdade.

O rumor ganha apresentações diferentes de tempos em tempos para chamar a atenção de quem o recebe nas redes sociais. Já foi apresentado falsamente como se fosse uma carta do juiz federal Sérgio Moro e também como recado de um programa de televisão policialesco.

A verdade é que a eleição só é cancelada quando a maior parte dos votos fica nula em razão de uma irregularidade/cassação da chapa do vitorioso. Caso contrário, os votos não são considerados válidos. E para decretar a vitória de um candidato, só ós válidos interessam (os brancos e nulos são excluídos da conta).

Veja o que diz a mensagem falsa

*_Voto Nulo_*
000 + tecla verde

*SAIBAM COMO SE FAZ.*
Será que teremos que exercer o *voto NULO* nas *próximas eleições?!*
ENTENDA O PORQUE DE NÃO EXISTIR A *TECLA NULO*

SE *CADA UM* DE NÓS INFORMAR *10 OU 20 PESSOAS* E ESTAS, POR SUA VEZ, TAMBÉM *DIVULGAREM* PARA A SUA LISTA DE CONTATOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE....

*EM BREVE* TEREMOS UM NÚMERO SUFICIENTE DE PESSOAS ESCLARECIDAS QUANTO *AO VOTO NULO.*

*LEIAM COM ATENÇÃO* O TEXTO ABAIXO PARA *ENTENDER MELHOR.*

*VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE*

Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras ( *o tal do* *"menos ruim"* ) e com isso *acaba afundando* mais o nosso país!

Mas, aí você diz: *"Nesse caso, não temos saída".*
✅ *Engano seu.*

O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE, SE NUMA ELEIÇÃO *HOUVER MAIORIA DE "VOTOS NULOS"*

*É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS DIFERENTES* DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!!

*Ainda não entendeu ?*

Se, no exemplo de eleição acima, *_você e muita gente votasse nulo_*, seria obrigatório haver uma *NOVA ELEIÇÃO* e esses ~pilantras~ não poderiam concorrer ao mesmo cargo político, *pelo menos por mais 4 anos !*

*Segundo a legislação Brasileira*, se a eleição tiver *_51% de votos nulos_*, o pleito é *ANULADO* e novas eleições têm que ser *convocadas imediatamente*; e os candidatos não eleitos ficarão *IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESSA NOVA ELEIÇÃO !!!*

*É disso que o Brasil precisa:*
Um susto nessa gente!
Esta campanha vale a pena!
*N U L O neles !!!*

POR FAVOR *DIVULGUE*, PELO MENOS COMO UM TRABALHO DE UTILIDADE PUBLICA, *_PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM SEUS PRECIOSOS DIREITOS ELEITORAIS !_*

Leve isto a sério! O Brasil precisa de cidadãos sérios! Chega de cidadãos mais ou menos sérios!"

Veja o que diz o TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diz que vem há muito tempo desmistificando notícias falsas a respeito da questão do voto nulo.

Segundo o TSE, a ideia de que, se mais de 50% dos votos forem nulos, a eleição é anulada, é falsa porque como apenas os votos válidos são considerados na contagem final, se a maioria dos eleitores votar nulo, todos esses votos serão descartados e ganhará o candidato com o maior número de votos válidos.

Ou seja, mesmo se mais de 50% dos eleitores votarem nulo, a eleição não é anulada. A confusão ocorre devido a uma interpretação errada do artigo 224 do Código Eleitoral.

A "nulidade" a que a legislação se refere diz respeito a votos tornados nulos por decisão judicial (devido à prática de abuso de poder político, por exemplo).
O TSE fez, inclusive, um vídeo para rebater o "mito".

É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe (caso prefira, a hashtag pode ser enviada logo após a mensagem também!).

Por Roney Domingos, G1. 

Postar um comentário

0 Comentários