Caravana do Trabalho Emite RG e Carteira de Trabalho em Capim Grosso nos dias 22, 23 e 24 de Setembro


Projeto ‘Caravana do Trabalho’, está no município de Capim Grosso entre os dias 22 a 24/09/2014 emitindo documentação civil: Carteira de Identidade (RG) primeira e segunda via e documentação trabalhista: Carteira de Trabalho (CTPS), para a população, especialmente aos moradores da comunidade rural.


A ‘Caravana do Trabalho’ é um projeto da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Estado da Bahia, que tem a responsabilidade de levar documentação civil gratuita aos baianos principalmente do interior.

A equipe é formada por técnicos da Coordenação de Relações do Trabalho e Documentação (Cortrad), onde são emitidos documentos numa ação de cidadania social e afirmação dos direitos e acesso aos serviços públicos à população.



O evento em Capim Grosso conta com parceria e organização do Sindicato dos Trabalhadores (As) Rurais, Vereador Antônio de Braz e a União das Associações Capimgrossonses - UAC, e tem como objetivo principal organizar documentalmente prioritariamente o homem e a mulher do campo e sua juventude, garantindo cidadania e condições de acesso as políticas públicas sociais aos cidadãos . 

Serão emitidos até 50 Carteiras de Identidade e 60 Carteiras de Trabalho (por dia).

PARA CARTEIRA DE TRABALHO 1ª VIA, os documentos necessários:
- Certidão de Nascimento ou Casamento ou Cédula de Identidade ou Reservista;
- CPF (obrigatório);
- Comprovante de residência (obrigatório).


PARA 2ª VIA,  o interessado deverá apresentar, além dos documentos e foto, a Carteira de Trabalho anterior ou documento oficial que conste o Número de Série. Em caso de extravio, furto, roubo ou perda será necessário o Boletim de Ocorrência Policial.

Documentos oficiais que constam o Número de Série:
- Cartão do PIS ou Extrato do PIS/PASEP ou FGTS;
- Termo de rescisão do contrato de trabalho;
- Guia de Recebimento do Seguro Desemprego;
- Declaração da Empresa em papel timbrado, mencionando o número e série.

PARA IDENTIDADE (RG) 1ª VIA, os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento (original e cópia);
- 2 fotos 3x4 recentes com fundo branco;


Para emissão da 2ª via RG::
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento (original e cópia);
- 2 fotos 3x4 recentes com fundo branco;
- Cópia da Carteira de Identidade anterior ou documento que contenha o número da mesma.

OBS:      
  1. A idade mínima exigida para emissão é de 14 anos, pois a prioridade é para o trabalhador que necessita ser inserido no mercado de trabalho.
  2. Os documentos devem ser apresentados na sua forma original, sem emendas,         rasuras ou ressalvas, ou com cópia autenticada em Cartório. 
  3. Não será aceito Carteira Nacional de Habilitação, por não constar a Naturalidade. 
  4. Não será aceito foto com camisa de time de futebol.
  5. Todos os documentos devem ser apresentados com cópia. 
  6. Para que o Cadastro do Pessoa Física - CPF seja inserido na Carteira de Identidade, o interessado deverá apresentar o CPF original.
No caso de Mudança de Estado Civil: 
- Divorciado: Certidão de Casamento com averbação de Divórcio pelo Juiz.-
- Viúvo: Certidão de casamento e certidão de óbito

Texto e Fotos: Portal Capim Grosso

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